segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A Preguiça

Está dissertação poderia muito bem começar com uma pergunta: Qual o mal maior da miséria?

A resposta seria, a meu ver bem lógica- a preguiça.

No entanto eu estaria sendo muito leviano e mesquinho pois a preguiça, alcança muitos outros lados do ser humano.Logicamente a primeira coisa a ser atingida é logicamente nosso estado financeiro.

Podem me chamar de retógrado ou de atrasado, ou ainda de preconceituoso, mas não vão negar que muitas vezes é mais fácil, ficar em casa fazendo filhos, e receber abono do governo, a trabalhar dando duro no dia a dia.Ou ainda é mais fácil sair esmolando moedas a por o corpo pra pensar e trabalhar. Desta forma nos tornamos presas da preguiça.

Quantas vezes, nós colaboramos com a preguiça destas pessoas ao dar a esmola, ao dar o peixe ao invés de ensinar a pescar. Além de colaborar com a preguiça, nos omitimos de ajudar na solução de problemas sociais, agravamos assim a situação nossa e de nosso país.

A preguiça também se faz presente no intelecto.

Quantos de nós, no tempo da escola, não estudamos e vamos na carona dos outros.E após terminar a época colegial, ao invés de continuarmos a nos esforçar, e continuar a aprender, afinal o saber não ocupa espaço, achamos melhor assistir um filme sem nexo e sem cultura nenhuma.

A preguiça atinge também, nosso lado religioso e espiritual.

Você acha que não?

Pois sim.

Experimente chegar em casa, após um dia de trabalho duro e me diga se não sentirás preguiça de entrar em contato com a espiritualidade superior.

Nosso futuro depende de nós nos esforçarmos,para afastar a preguiça de nosso meio.

Porquê?

Por quê.temos preguiça de votar bem; e continuamos a eleger políticos poucos comprometidos com nosso bem estar.Votamos naqueles que nos oferecem bônus, ou nos oferecem promessas falsas e vãs.

È bem conhecida a história da formiga e da cigarra.

Seria bem mais fácil para nós todos , se fossemos formiga e não cigarras .

Para o mago , ou aquele que procura seu desenvolvimento espiritual seja de que forma for, a preguiça é um demônio feio e gordo que se une ao seu mental, e não deixa seu espírito fluir rumo as alturas, ou rumo ao supremo de todos nós.

Um preguiçoso jamais será um bom mago.Não fará boas obras, e se as fizer, serão obras de curta duração e sem espessura espiritual. Jamais chegará ao samadhi, e se tiver vislumbres, deste será miragem e pouco terá a oferecer a seu espírito. Sua luta será sempre difícil, e suas vitórias de pouca expressão.

Um mago ativo será vitorioso em todos os seus empreendimentos, chegará ainda muito cedo ao samadhi. e suas obras frutificarão em todos os tempos e todos os lugares.

Por fim eis a sabedoria popular:

“Deus ajuda quem cedo madruga!”

Entendo por quem cedo madruga, aquele que afasta a preguiça de si mesmo, e cultiva a atividade mental e física, tornando-se mago da vida.

Mago da vida é aquele que, anda sem cuidar os obstáculos que se encontram em seu caminho.

No fim ergo meu pensamento ao criador divino:

“Pai me escutas agora neste momento.Proteje-me da minha maior inimiga:

A preguiça!!!”

Nenhum comentário: